Foto: Rian Lacerda (Diário)
Registro do Distrito Passo do Verde, em Santa Maria
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou, às 18h deste domingo (22), um novo boletim com atualizações sobre os municípios que tiveram seus decretos de emergência reconhecidos pelo Estado. Agora são 13. No sábado (21), eram 10. Além desse dado, números de municípios afetados e pessoas desalojadas ou desabrigadas também foram informados. Confira abaixo.
Decretos homologados
Na região, os decretos de Dona Francisca, Agudo, Nova Palma, Rosário do Sul, Tupanciretã, São Francisco de Assis, Toropi, Silveira Martins, Cacequi, São Vicente do Sul, Júlio de Castilhos, Paraíso do Sul e Dilermando de Aguiar já foram homologados por parte da Defesa Civil Estadual. No sábado (21), os decretos de dez municípios estavam oficializados.
Outras cidades que decretaram situação de emergência, mas que ainda não foram reconhecidas pela Defesa Civil estadual são: Faxinal do Soturno, Formigueiro, São João do Polêsine, Santa Maria, Restinga Sêca, São Martinho da Serra, Unistalda, São Pedro do Sul e Ivorá.
Jaguari decretou situação de calamidade pública na quarta-feira (18) e a situação consta no sistema do governo do Estadual. Já o município de Mata afirmou, por meio das redes sociais, que também decretou calamidade pública, mas até a tarde deste domingo, esse decreto ainda não foi homologado.
O reconhecimento por parte do Estado auxilia na busca e captação de recursos para reconstrução dos municípios.
Dados divulgados pela Defesa Civil Estadual neste domingo às 18h:
- Municípios afetados – 127
- Pessoas em abrigos – 1.914
- Pessoas desalojadas – 5.958
- Pessoas desaparecidas – 1
- Óbitos confirmados – 4
- Feridos – 1
- Pessoas resgatadas* – 733
- Animais resgatados*– 139
A lista completa dos municípios afetados está disponível neste link.
*Apenas as pessoas e os animais resgatados pelas forças de segurança do Estado.
Hospitais
Segundo a última atualização deste domingo, a Defesa Civil Estadual informou que os moradores do município de Paraíso do Sul ainda estão sem acesso ao Hospital Paraíso, na Vila Paraíso.
Alertas
Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.
Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples "Oi". Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.
Leia mais:
- Semana deve iniciar com mínima de 4°C, e há possibilidade de geada na Região Central; confira a previsão do tempo
- Após fortes chuvas, a solidariedade: saiba como ajudar os municípios da região em situação de emergência
- Confira os bloqueios parciais e totais causados pelas chuvas nas rodovias da região